Tragédia
Secretário de Itumbiara atira em filhos e se mata; veja o que se sabe
Menino de 12 anos morreu e o caçula, de 8, está em estado gravíssimo
O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul de Goiás, Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos e, em seguida, tirou a própria vida na noite de quarta-feira, 11, conforme confirmou a Polícia Militar. Ele era genro do prefeito Dione Araújo.
O filho mais velho, Miguel Araújo Machado, de 12 anos, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, mas não resistiu aos ferimentos. O filho mais novo, de 8 anos, passou por cirurgia e permanece internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos, segundo a Secretaria de Comunicação do município.
A mãe das crianças e esposa do secretário estava viajando para São Paulo no momento do crime e retornou à cidade após ser informada do ocorrido. Ela visitou o filho internado acompanhada do pai, o prefeito Dione Araújo.
Segundo a Polícia Civil, não há, até o momento, indícios de participação de outras pessoas. O caso é tratado como homicídio consumado e tentativa de homicídio seguidos de autoextermínio. As investigações são conduzidas pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara, que realiza perícias e colhe depoimentos sob sigilo.
Horas antes do crime, Thales publicou nas redes sociais um vídeo ao lado dos filhos, acompanhado da mensagem: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”. Em outra publicação, já deletada, o secretário dizia que estava no “limite do improvável” e dava a entender que o relacionamento havia chegado ao fim, apontando uma suposta traição da esposa. Após o ocorrido, familiares teriam percebido uma publicação em tom de despedida no perfil do secretário, posteriormente apagada.
A Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias. Em nota, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lamentou o episódio.
Os corpos de Thales e do filho de 12 anos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML). As circunstâncias e motivações do crime seguem sob investigação.
Veja na íntegra a publicação de Thales
"Difícil começar a escrever ... mais tudo tem um fim ... e hoje chegou o nosso ... infelizmente ... tentei sempre nesses 15 anos de minha família manter a melhor harmonia e respeito possível ... mais hoje chegou a um limite do improvável ... minha esposa sai de Itumbiara para São Paulo para encontrar uma pessoa ... dias aqui difícil ... ela diferente a alguns dias e onde veio a desconfiança mais nunca imaginava que iria fazer isso ... semana passada ainda falei como sempre ... se não estivermos bem vamos manter o respeito e falar antes ... mais não ouviu e preferiu isso de hoje ... Triste ... Partimos eu e meus meninos que agora são anjos que infelizmente vieram comigo ... a todos digo que nunca pensei nisso foi hoje ... todos sabem como sou intenso e verdadeiro e não
iria conseguir viver mais com essas lembranças ... A minha família, Pai e Mãe agradeço por tudo sempre ... gratidão .... Dione meu eterno respeito e admiração e desculpe pelo que fiz ... sei que não tem perdão mais foi o q sobrou nesse dia infeliz dos meus 40 anos ... agradecer sempre meus amigos e meus irmãos por tudo ... vou estar em algum lugar q não sei onde ... Sarah isso tudo infelizmente não era o que queria ... só queria a verdade e o respeito que você infelizmente não teve e ainda com uma pessoa desqualificada e malandro que existe em nossa cidade ... Perdão a Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia que rogue por mim e que se existir o mínimo de compaixão me perdoa ... Fiz isso com coração dilacerado e não sei mais o que
dizer .... agradecer também a minha cunhada Laura pessoa íntegra e de um coração enorme .. bjo nos pequenos e cuide de todos .. você é capaz e de uma fé que vejo em poucas pessoas ... Fiquem com Deus ... e me perdoem porque era exatamente a última coisa que eu esperava na vida e da minha Vida foi o que aconteceu hoje ... fiquem todos com Deus"
Se precisar, procure ajuda
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.
O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil



